Pesquisa da consultoria imobiliária Knight Frank mostra que o Brasil tem o mercado imobiliário mais efervescente do mundo. Segundo índice da empresa, o Global House Price Index, que aponta os preços imobiliários no mundo, o Brasil teve alta de preço de 15,2% em 12 meses. Essa foi a maior alta global.
O Brasil ficou à frente de potenciais como Hong Kong (14,2% de alta, segundo lugar), Rússia (10,7%, quarto lugar), China (7.7%, sétimo), Canadá (3.6%, 17º) e Estados Unidos (3.6%, 18º).
Leia também:
Zona oeste tem poucas unidades de até R$ 500 mil
Mercado imobiliário - A região Sudeste é a mais cara do País para construção
Mercado imobiliário - 2013 será a momento de investir em imóveis
Se comparados somente à variação dos últimos seis meses, o Brasil teve alta de 6,3% e perde para Kong Kong (14,1%), China (12,8%) e EUA (9,4%), entre outros. No cômputo dos preços no último trimestre, a alta por aqui foi de 3%.
Quando analisados os períodos menores (seis e três meses) do Global House Price Index (algo como, Ìndice Global de Preços de Imóveis), percebe-se que o ritmo de crescimento deste setor no País está ficando mais lento. Ou seja, é de se presumir que os preços estejam entrando em patamares mais aceitáveis de mercado, tonando o imóvel um investimento mais acessível à grande parte da população.