A água é um recurso essencial para a nossa sobrevivência. Com certeza, no passado, você já ouviu a expressão: ?Precisa economizar água, pois, no futuro vai faltar?. Talvez esse fato esteja próximo. As altas temperaturas no último verão e a falta de chuva agravaram a situação do nosso país.
O Brasil é um dos países com a maior quantidade de reservas hídricas que somam cerca de 15% do total de água disponível. No entanto, o atual momento, é preocupante. O Sistema Cantareira, que fornece água para nove milhões de pessoas, sofre a maior crise da seca de sua história.
Nem mesmo a chuva do último domingo, 31 de agosto, foi o suficiente para subir o nível dos reservatórios do Sistema Cantareira, quando apresenta 10,8% da sua capacidade. Atualmente, o local opera com água do chamado ?volume morto?. No mês de agosto, choveu menos do que deveria, foram 22,7 milímetros contra 36,9 milímetros esperados.
Se a população não se conscientizar, em breve, podemos enfrentar sérios problemas por falta de água. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), cada pessoa utiliza cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de higiene pessoal. No Brasil, pode chegar a 200 litros por dia.
É necessário mudar hábitos e economizar o máximo possível deste recurso essencial para a nossa sobrevivência no planeta terra.
Confira abaixo as principais dicas para economizar água.
Banheiro
? Recomenda-se tomar ducha de 5 minutos e o gasto será de 45 litros, já um banho de 15 minutos pode consumir 135. Também é necessário fechar o registro enquanto se ensaboa;
? Outra dica é reaproveitar a água que cai do chuveiro para limpar a casa ou lavar roupa;
? Não deixe a torneira pingando;
? Faça a barba em cinco minutos e mantenha a torneira fechada;
? Escova os dentes com a torneira fechada, com isso, terá uma economia de 11 a 79 litros de água;
? Não use o vaso sanitário de lixo, pois, ao acionar a válvula de descarga gasta-se, em média, 20 litros de água.
Cozinha
? Antes de lavar os pratos e panelas, limpe bem os restos de comida e jogue-os no lixo; Passe a esponja, ensaboe e depois enxágue tudo de uma só vez;
? Ao lavar a louça, sem desperdício e o consumo pode chegar a 20 litros de água;
Lavanderia
? Espere juntar bastante roupa suja antes de usar a máquina;
? Deixe as roupas de molho para tirar a sujeira pesada. Aproveite também essa água para lavar o quintal;
? Ligue a máquina de lavar apenas quando for utilizar;
Calçada e Carro
? Não utilize a mangueira para lavar o carro, pois, a mesma gasta de 216 a 560 litros de água. Para economizar, utilize o balde ou pano para limpá-lo;
? Não lave a calçada e o quintal com mangueira. Utilize a vassoura para remover a sujeira;
? É recomendado lavar o carro uma vez por mês e o mais rápido possível;
Plantas e Jardins
? O uso da mangueira por 10 minutos para regar as plantas pode consumir até 186 litros de água. Adote o hábito de usar o regador para molhar o seu jardim;
? No verão regue duas vezes ao dia. Com a medida, a evaporação será menor;
Vazamentos
? Fique atento a qualquer vazamento. Uma torneira pingando chega a gastar 46 litros de água por dia;
? Já um buraco de dois milímetros no encanamento pode causar um desperdício de 3.200 litros por dia.
Resumo do texto:
A notícia destaca a crise hídrica enfrentada pelo Brasil, com altas temperaturas e falta de chuva agravando a situação. O Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de nove milhões de pessoas, encontra-se em sua maior crise de seca, operando com água do chamado "volume morto". São apresentadas dicas para a população economizar água, desde o banho até cuidados na cozinha, lavanderia, calçada, carro, plantas e jardins, alertando para a importância da conscientização e mudança de hábitos para preservar esse recurso essencial.
< Post Anterior
Mercado imobiliário: crédito imobiliário continua em alta
Próximo Post >
A importância de economizar água