Desenvolvimento do Bairro da Barra Funda
O bairro da Barra Funda surgiu a partir da divisão de terras da Fazenda de Iguape, na qual pertencia ao Barão de Iguape, Antônio da Silva Prado. A outras áreas divididas também deram origem aos bairros da Casa Verde e da Freguesia do Ó. Os primeiros a habitantes da região foram os imigrantes italianos e faziam trabalhos manuais como serrarias e oficinas mecânicas.
Em 1875, foi inaugurada a Estação Barra Funda da Estrada de Ferro Sorocabana, importante marco para o desenvolvimento do bairro. Foi através desta estrada que era transportada toda a produção de café para o interior de São Paulo. Isso proporcionou aumento populacional na região e posteriormente a ferrovia passou a transportar também os passageiros.
Já em 1902, a Barra Funda passou a contar com o primeiro bonde elétrico de São Paulo que ligava o bairro ao Largo São Bento. A crise de 1929 afetou a economia do País e muitas indústrias fecharam as portas no Bairro do Bom Retiro. Em 1917, foi inaugurado o Theatro São Pedro, um dos mais tradicionais espaços culturais da cidade.
Em 1988, foi inaugurada a estação Barra Funda da linha 3 – vermelha do metrô. E faz integração com a CPTM (trem), Terminal de Ônibus Urbano, Terminal Rodoviário. A estação a Barra Funda, é um dos mais importantes de São Paulo e se destaca por reunir todas as opções de transportes coletivos. No ano seguinte, mais um marco cultural foi inaugurado na Barra Funda, o Memorial da América Latina. Foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
A Barra Funda nos dias de hoje
A revitalização de antigos imóveis trouxe valorização imobiliária na Barra Funda. Com as estações surgiram novas atividades econômicas para Barra Funda. A região cresceu e se desenvolveu e tornou um bairro com forte característica empresarial. |
||