A zona oeste não "começa" na Lapa. Tendo como referência o Centro, outros bairros, como Barra Funda, Pompeia, Perdizes, estão na "entrada" da região, mas, sem dúvida, a Lapa é a essência da zona oeste, pois resume nela tudo o que o mercado imobiliário tem de melhor. Independentemente do nicho que se analisa. Seja residencial, comercial ou de serviços, não importa qual a área ou o padrão, a Lapa é exemplo.
No passado, o bairro foi urbanizado por imigrantes que construíam seus sobrados e progrediam com os anos. A Lapa foi à localidade que contou com um dos primeiros bairros planejados da cidade. Juntamente com os Jardins, a City Lapa, criada pela Cia. City ainda no começo do século 20 é exemplo de um traçado perfeito e imóveis de bom padrão. O tempo passou a City Lapa - ou Alto da Lapa - passou a ser endereço de unidades de altíssimo padrão, sejam casas ou apartamentos.
O comércio também sempre foi forte, fruto da infraestrutura de transporte que a Lapa tem. Como uma coisa puxa a outra, o fácil acesso a diversos bairros, aliado às fábricas que o bairro teve o passado - e continua tendo - fazia e faz a alegria dos comerciantes - e dos agentes do mercado.
O tempo passou e o interesse do mercado só aumentou. Hoje, a Lapa é uma das principais localizações dos lançamentos da cidade e com uma grande vantagem com relação a outros bairros emergentes da Capital. A Lapa não passa por novos "batismos" com a criação de novos bairros. Ela cresce, sim, e muitos de seus subdistritos perdem sua identidade e viram "Lapa".
Leia também
Maior valorização em São Paulo foi na zona oeste
Mercado imobiliário: Sobe o número de lançamentos
Mercado Imobiliário - 2013 é o momento para investir em imóveis