Inaugurado em 18 março de 1989, o Memorial da América Latina é um dos principais Centro Cultural Político e de Lazer da capital paulista. O espaço está situado em um terreno de 84.482 metros quadrados no Bairro da Barra Funda na Zona Oeste de São Paulo.
O complexo é constituído por vários edifícios dispostos ao longo de duas áreas unidas por uma passarela, que somam ao todo 25.210 metros quadrados de área construída: o Salão de Atos, a Biblioteca Latino-Americana, o Centro de Estudos, a Galeria Marta Traba, o Pavilhão da Criatividade, o Auditório Simón Bolívar, o Anexo dos Congressistas e o edifício do Parlamento Latino-Americano.
Com o objetivo promover a integração cultural, artístico, político e acadêmico do país, o Memorial da América Latina é palco de exposições, cursos, artes, festivais gastronômicos, shows e espetáculos.
Essas ações culturais têm grande importância para formação de valores da comunidade, pois além de promover entretenimento, diversão, conhecimento, através da arte, cada atividade é um meio eficaz de fomento à educação e que terá papel fundamental para a evolução de cada indivíduo na sociedade.
O conjunto arquitetônico, projetado por Oscar Niemeyer, é um monumento à integração cultural, política, econômica e social. Na Praça Cívica, encontra-se a escultura em concreto do renomado Niemeyer, representando uma mão aberta, em posição vertical, com o mapa da América Latina pintado em vermelho na palma.
A Barra da Funda é um tradicional bairro da zona oeste de São Paulo e preserva características de um típico bairro residencial. O local possui infraestrutura completa com ampla rede de comércio, serviços, escolas e hipermercados.
A Barra Funda é um dos principais polos industriais da cidade e abriga: o Fórum Trabalhista, o Memorial da América Latina, projeto do saudoso arquiteto Oscar Niemeyer e a Rede Record de televisão. Outro centro comercial importante para o bairro é o Shopping West Plaza.
A localização do bairro da Barra Funda é estratégica com fácil acesso a todas regiões de São Paulo e para as principais rodovias da cidade como a Castelo Branco e Bandeirantes. Também da Marginal Tietê, centro e Avenida Paulista.
A estação Barra Funda é uma das mais importantes de São Paulo e se destaca por reunir todas as opções de transportes coletivos, sendo a linha 3 - vermelha do metrô com integração para CPTM (trem), Terminal de Ônibus Urbano e o Terminal Rodoviário.