Tendências
08.fev.2013
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

O moderno e valorizado bairro do Pacaembu

A região apresenta uma arquitetura única e moderna

Logo Copiar Blog Notícia

 História do bairro do Pacaembu


O nobre bairro do Pacaembu está localizado na zona oeste de São Paulo. E teve em sua formação forte influência dos índios que habitavam o local na época. Pacaembu é de origem indígena, significando “atoleiro," ou "terras alagadas”.

Sua história começa no século XVI quando Martim Afonso de Sousa dou suas terras para produção aos Jesuítas, que catequizaram os índios presentes na região. Nesta época também surgiram algumas aldeias no local.

Com o passar dos anos várias propriedades rurais foram loteadas e, em 1912, a empresa City of São Paulo Improvements and Freehold Company, adquiriu parte deste terreno para impulsionar o desenvolvimento do bairro do Pacaembu.  A empresa de origem inglesa tinha um projeto ambicioso chamado “garden-city”, ou seja, a ideia era criar um bairro nos moldes de uma “cidade jardim”. Porém, as obras foram embargadas pela Câmara Municipal que não aprovou a planta e o traçado das ruas. Só foi possível retornar em 1925 e a partir daí, a empresa deu início a urbanização do bairro do Pacaembu.

Dez anos depois, em 1935, a Cia City doou para a Prefeitura de São Paulo um terreno com 75 mil m² para a construção do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido por Estádio Municipal do Pacaembu. 

Em 1940, o Estádio foi inaugurado, considerado o maior da América Latina até momento e foi projetado pela Companhia Severo e Villares. O escritor Mário de Andrade junto com o prefeito da época, Fábio Prado, também ajudaram no projeto com realização de estudos.  Em 1954, a praça em frente ao Estádio ganhou o nome de Charles Miller. Essa foi uma homenagem para o Miller, que é considerado o “pai do futebol brasileiro”, pois ele trouxe da Inglaterra o futebol para o Brasil que colaborou para criação da Liga Paulista de Futebol.

O bairro do Pacaembu nos dias de hoje

   
Atualmente, o bairro do Pacaembu apresenta uma arquitetura única e moderna. A região possui diversas opções de centros culturais, como: a Casa Modernista, a FAAP, possuidora do Museu de Arte Brasileira, o Museu Guilherme de Almeida, a Casa Buarque de Holanda e o Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu. 

O Pacaembu é um dos bairros mais valorizados da capital paulista. É possível notar a quantidade de imóveis de alto padrão no bairro.  Segundo o Portal ZO Imóvel, o valor aproximado do metro quadrado de uma casa no Pacaembu com quatro dormitórios e três vagas é de aproximadamente R$ 9.600,00 (nove mil e seiscentos reais). E o aluguel no Pacaembu de uma casa é de aproximadamente R$ 13.000,00 com quatro dormitórios e três vagas.
     

O Portal ZO Imóvel (www.zoimovel.com.br) reúne os melhores imóveis no Pacaembu e com uma busca prática, objetiva e rápida é possível encontrar o imóvel ideal para você morar!
Fonte:
ZO Imóvel
O Portal de Imóvel da Zona Oeste de São Paulo
www.zoimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel