Pinheiros é uma das áreas nobres da Capital e, por isso, seus imóveis estão entre os mais valorizados entre os principais bairros da cidade. Mas também passa por um dos fenômenos pelos quais passam diversos bairros de São Paulo: alta de preço em razão da falta de terrenos.
Segundo dados do Creci-SP, nos últimos cinco anos, os preços dos imóveis no bairro triplicaram. Além disso, não há mais espaço para novos terrenos e algumas unidades, a cada dois anos, tiveram seus preços dobrados. De acordo com levantamentos da entidade, imóveis em lançamento estão custando, em média, entre R$ 10 mil e R$ 14 mil o metro quadrado.
Pinheiros é considerado pelo mercado como saturado e sem opções de terrenos para novas construções. Conforme o Creci-SP, até a Copa de 2014 a procura continuará alta, mas a oferta não acompanhará a demanda. Em compensação, a falta de terreno fará com que as unidade existentes se valorizarão ainda mais.
Para os agentes que atuam no mercado, Pinheiros sempre foi valorizado, mas a construção da Linha 4 – Amarela do metrô fez com que os imóveis ficassem ainda mais caros. O bairro vem passando por revitalização, com reurbanização do Largo da Batata e ampliação de avenidas, por exemplo, e isso valoriza o bairro.
Com a falta de terrenos mais centrais e melhor localizados, as incorporadoras começaram a procurar espaços perto de locais antes rejeitados. Como Pinheiros teve excelente valorização locais antes indesejáveis, como os arredores do Cemitério São Paulo, passaram a ter grande procura.