Localizado na zona oeste de São Paulo, o bairro de Pinheiros é o mais completo da cidade e conta com uma variedade de bares e restaurantes. Além de lojas despojadas e grande rede de comércio. A região de Pinheiros é acolhedora e reúne todas as classes sócias e das mais diversas origens. |
||
Crédito da Foto: ZO Imóvel |
Ao longo de seu desenvolvimento, o bairro teve uma forte influência de índios, italianos e japoneses. Contudo, os primeiros a habitar a região foram os índios. E nos séculos XIX e XX, chegaram os imigrantes italianos e japoneses, respectivamente.
Desenvolvimento de Pinheiros
Antigamente, a região era um sítio cercado de araucárias e recebeu o nome de “Aldeia dos Pinheiros”. Em 1532, o militar português Martim Afonso de Sousa, mesmo fundador da cidade de São Vicente dou parte de suas terras para Pero de Góis, que posteriormente passou para o bandeirante paulista Fernão Dias Paes.
Por volta de 1560, o local foi ocupado por jesuítas. Contra a escravidão dos índios na época, Fernão expulsou esses jesuítas da região. Além do povo indígena, o bairro também abrigava os escravos que cansados dos maus tratos se refugiaram em Pinheiros.
A agricultura foi a principal fonte de economia do bairro. Em agosto de 1910 foi inaugurado o Mercado Municipal de Pinheiros com diversas opções de empórios, barracas de frutas, mercearias, peixaria, lanchonetes, produtos artesanais entre outros.
Em 1920, foi fundada a Sociedade Hípica Paulista, principal ponto de encontro da elite brasileira. A presença do comércio e das indústrias na região estimularam o desenvolvimento de Pinheiros e a partir daí passou a ter característica de bairro de classe média.
Infraestrutura em Pinheiros
A infraestrutura da região é completa com ampla rede de comércios, escolas e hipermercados. O Hospital das Clinicas, um dos mais importantes da cidade de São Paulo, fica no bairro de Pinheiros.
A região de Pinheiros também é bem servida de shoppings: Iguatemi, Eldorado e Villa-Lobos. Sua localização é estratégica e Pinheiros tem fácil de acesso para Marginal Pinheiros e para o Centro de São Paulo. Em 2010, foi inaugurada a Linha 4 – Amarela do Metrô, que liga para as principais regiões do país.
Valorização Imobiliária em Pinheiros
O grande projeto de revitalização no bairro, principalmente, no Largo da Batata impulsionou à mudança da paisagem e trouxe uma valorização no mercado imobiliário em Pinheiros.
|
||
Crédito da Foto: ZO Imóvel |